A Mais Bela Flor



O estacionamento estava deserto quando

me sentei para ler embaixo dos longos

ramos de um velho carvalho.

 

Desiludido da vida com boas razões para chorar,

Pois o mundo estava tentando me afundar.

 

E se não fosse razão suficiente para

arruinar o dia, um garoto ofegante

se chegou, cansado de brincar.

Ele parou na minha frente, cabeça

pendente, e disse cheio de alegria:

-"Veja o que encontrei".

 

Na sua mão uma flor, e que visão lamentável,

pétalas caídas, pouca água ou luz.

 

Querendo me ver livre do garoto com sua

flor, fingi pálido sorriso e me virei.

 

Mas ao invés de recuar ele se sentou

ao meu lado, levou a flor ao nariz

e declarou com estranha surpresa:

– "O cheiro é ótimo, e é bonita também…

Por isso a peguei; ei-la, é sua."

 

A flor à minha frente estava morta

ou morrendo, nada de cores vibrantes

como laranja, amarelo ou vermelho,

mais eu sabia que tinha que pegá-la,

ou ele jamais sairia de lá.

 

Então me estendi para pegá-la e respondi:

– O que eu precisava.

 

Mas, ao invés de colocá-la na minha mão,

ele a segurou no ar sem qualquer razão.

Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto

era cego, que não podia ver o que tinha nas mãos.

 

Ouvi minha voz sumir, lágrimas despontaram

ao sol enquanto lhe agradecia por escolher

a melhor flor daquele jardim.

-"De nada ele sorriu."

 

E então voltou a brincar sem perceber

o impacto que teve em meu dia.

Me sentei e pus-me a pensar como ele

conseguiu enxergar um homem

auto-piedoso sob um velho carvalho.

 

Como ele sabia do meu sofrimento auto-indulgente?

Talvez no seu coração ele tenha sido

abençoado com a verdadeira visão.

 

Através dos olhos de uma criança cega,

finalmente entendi que o problema

não era o mundo, e sim EU.

 

E por todos os momentos em que eu

mesmo fui cego, agradeci por ver a beleza da

vida e apreciei cada segundo que é só meu.

 

E então levei aquela feia flor ao meu nariz

e senti a fragrância de uma bela rosa,

e sorri enquanto via aquele garoto,

com outra flor em suas mãos prestes a mudar

a vida de um insuspeito senhor de idade.

 

Se esta, mensagem te inspirou ou tocou

de alguma forma, ou se você sente que

pode iluminar o dia de alguém, a reenvie.

Paulo Fuentes

Deixe uma resposta

