Um novo planeta x Hotel no espaço Gliese 581g !

Uma equipa liderada por Steven Vogt, da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e Paul Butler, da Carnegie Institution, anunciou hoje a descoberta de um planeta com 3 vezes a massa da Terra em torno da anã vermelha Gliese 581, situada a cerca de 20 anos-luz na constelação da Balança. O planeta orbita a estrela dentro da chamada “zona habitável”, uma região em torno da estrela onde a água pode existir no estado líquido.
A equipa descobriu dois novos planetas em torno de Gliese 581, elevando a contagem para seis. Todos estes planetas têm órbitas quase circulares, como os planetas no Sistema Solar. Um dos planetas, o Gliese 581g é particularmente interessante pois tem uma massa entre 3 e 4 vezes a da Terra, um raio provavelmente entre 1.2 e 1.4 vezes o da Terra, e orbita a estrela hospedeira cada 37 dias, mesmo em cheio na zona habitável. Dois planetas anteriormente detectados no sistema pela equipa de Genebra, o Gliese 581c e Gliese 581d, situam-se precisamente no bordo interior (respectivamente, exterior) dessa zona.
O Gliese 581g tem outra particularidade interessante. O planeta apresenta sempre a mesma face para a estrela hospedeira, o que quer dizer que provavelmente haverá diferenças significativas de temperatura entre o lado diurno e o lado nocturno do planeta.
A descoberta agora anunciada foi baseada em 11 anos de observações realizadas com o espectrógrafo HIRES, desenhado por Steven Vogt e instalado no Observatório Keck, combinadas com observações publicadas pela equipa de Genebra e obtidas com o espectrógrafo HARPS. Um total de 238 observações da velocidade radial do sistema.
Nossa Nova Terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: